top of page

Roteiro El Nido - Filipinas

Atualizado: 1 de nov. de 2021


Snake Island - El Nido

Depois de conhecermos Coron (post de Coron aqui), pegamos uma ferry com destino a El Nido, nesse post você vai saber de todos os detalhes do nosso roteiro.


Cotação das moedas no período:

51 pesos Filipinos = 1 Dólar

1 Dólar = 3,80 Reais


Informações úteis:

Capital: Manila

Idioma: Tagalog e Inglês

Fuso: +11 horas em relação a Brasília

Visto: não precisa para até 59 dias de visitação

Vacinas: febre amarela com certificado internacional

Voltagem: 220v

Tipo de tomada: padrão de 2 furos redondos e paralelos

Seu passaporte deve ter pelo menos 6 meses antes da validade.


Saímos de Coron sentido El Nido via ferry boat, a viagem demora 3 horas e meia e é um pouco desconfortável pois o ar condicionado é muito forte, leve uma blusa para não ficar resfriado.


Usamos a empresa Phymal, custou 1760 pesos cada um e compramos as passagens um dia antes diretamente no porto (que fica a uns 6 minutos de triciclo do centro de Coron, peça para um motorista de triciclo te levar até o "Port of Coron" não tem erro).


Ou você pode reservar online por esse site: aqui e existe essa opção também: aqui.

Entrada do Port of Coron

Ferry Phimal - Coron para El Nido

Chegando em El Nido percebemos que as ruas são bem empoeiradas e tudo (hoteis, restautantes e lojas) é bem concentrado em um ou dois quarteirões apenas.


Ficamos no hotel Coral Cliff muito bem localizado no centro de El Nido e com direito a café da manhã, você pode conhece-lo aqui.


Quarto Deluxe - Queen, você escolhe Balcony ou Sea view

DIA 2


Recibo da taxa ambiental de El Nido

No segundo dia em El Nido fizemos o tour de Island Hopping, combinamos o tour A e C no mesmo passseio, você pode fechar os passeios na hora lá na praia de El Nido (é a única praia que ficam os barcos dos passeios, El Nido é pequena você vai achar fácil). Não lembro o nome da empresa do tour, mas ela fica na beira da praia.



Chegue cedo na praia para fazer os passeios pois os barcos costumam sair as 9 da manhã com destino as ilhas.


Não fizemos de barco privado pois é muito mais caro do que Coron, pagamos 4000 pesos os dois com taxas ambientais inclusas.


Diferentemente de Coron você paga apenas uma taxa ambiental de 200 pesos por pessoa e é válido por 10 dias.


O passeio de barco leva o dia todo e o almoço está incluso, os pontos do tour são distantes uns dos outros, você vai passar bastante tempo navegando, se você tem enjoo leve remédio...


Fizemos tour A e C neste dia

A primeira parada foi em Helicopter Island, perfeita para fazer snorkeling. O ponto negativo de fazer tour em grupo é a necessidade de cumprir horário em cada ponto...


Helicopter Island, perfeita para snorkeling

Depois seguimos para Hidden Beach, fomos caminhando até a praia com um visual incrível dos paredões de limestone, realmente impressionante!

Hidden Beach, a praia está no canto superior direito
Subi na limestone para bater esse selfie (tirada com uma GoPro Fusion)

Paramos para almoçar em Mantiloc Island, uma ilha para descanso perfeita para fotos em cima de um mirante natural incrível!














Almoço oferecido pelo tour

Recomendo você deixar suas expectativas baixas em relação a comida dos tours, os pratos nem sempre estão quentes e os frutos do mar não tem muito gosto. Tome cuidado com frutos do mar azedos, pode te causar uma intoxicação alimentar.



Depois do almoço navegamos um pouco mais até Small Lagoon, um dos pontos altos de El Nido.


Small Lagoon, ótima para fazer snorkeling e alugar um kayak

Bem perto de Small lagoon você encontra a Big Lagoon, um grande corredor de limestone que leva a uma grande lagoa no final, alugamos um kayak por 300 pesos e pudemos passear tranquilamente.


Big Lagoon - pena que o sol não estava mais batendo na água...

Para finalizar o rolê visitamos a 7 Commandos beach, uma praia linda para relaxar e curtir o por do sol.


Por do sol em 7 Commandos Beach

Veja nosso vlog completo desse dia incrível:




DIA 3


Resolvemos alugar uma scooter para explorar a região de El Nido, o aluguel custou 500 pesos e enchemos o tanque dela com 200 pesos, não é necessário carteira de habilitação internacional, basta dizer que você sabe pilotar (se não souber provavelmente eles vão te ensinar na hora rsrs), eles pedem para ficar com um documento seu como garantia, não dê o seu passaporte, leve um RG de reserva para deixar como garantia.


Cachoeira Naganlec - Valor 75 pesos cada

Seguimos rumo a cachoeira de Naganlec, acredito que não compensa ir até ela pois é longe e exige uma trilha de 20 minutos e a cachoeira não impressiona muito.



Seguimos nosso roteiro sentido Nacpan Beach, uma praia linda! Sugiro dedicar pelo menos meio período para essa praia pois do centro de El Nido até Nacpan são 40 minutos de scooter e você passa por um trecho de estrada de terra cheias de buracos. A entrada da praia custa 50 pesos por pessoa.




Nacpan Beach

Nacpan beach ao entardecer

Depois do por do sol voltamos para El Nido, e pegamos a estrada completamente escura, não recomendado isso pois a viagem se tornou perigosa a noite.


Confira o vlog desse dia:



DIA 4


Neste dia nós vacilamos e acordamos muito tarde para fazer os tours, ainda bem que achamos um piloto de barco na praia e fechamos um tour B privado, pagamos 5000 pesos.

Entalula Beach

Uma praia incrível com uma formação rochosa impressionante!

Entalula visto de cima

Seguindo viagem visitamos Snake Island, onde é possível andar num banco de areia no meio do mar, o piloto do barco disse que no meio do ano o banco de areia fica seco e é possível até acampar no local!


Snake Island e a Josi no meio do mar!












Esse dia foi memorável, só lugares épicos!!! E o melhor vem agora:

Pinagbuyutan Island

Essa ilha com cara de cenário do filme Jurassic Park, parecia coisa de outro mundo! foi a última ilha e a mais diferenciada de todas!

Uma praia que vai ficar nas nossas memórias

Veja nosso vídeo desse último dia em El Nido:


Dicas:


Cuidado com a água de torneira da cidade, tinha cheiro e cor marcantes... escove os dentes com água engarrafada e evite pedir sucos com gelo pois eles podem ter feito gelo a partir da água de torneira, tomamos uma água de garrafa chamada Natures Spring.


Trocamos dólares por peso filipino numa "casa de câmbio" na rua Calle Hama, a primeira rua paralela a praia de El Nido.

Casa de câmbio em El Nido

El Nido está se tornando um destino cada vez mais "bombado", fique atento as notícias pois o presidente das Filipinas Rodrigo Duterte pode fechar a ilha para recuperação ambiental, assim como ele fez em Boracay.


Onde comer?


Spaghetti alla Carbonara
Pizzaria Altrove Express

Na rua Calle Hama é possível achar ótimos restaurantes com comida ocidental, comemos na Trattoria Altrove Express, uma pizzaria de forno a lenha! Gastamos por volta de 500 pesos para os dois com bebidas.


Outro restaurante muito bom na mesma rua é o Sava beach bar, comemos uma massa e bebidas, gastamos por volta de 600 pesos.




Considerações finais: pelo que nós pesquisamos de roteiros de outras pessoas, nas Filipinas é possível viajar para o mesmo local porém fazer roteiros completamente diferentes! São mais de 7000 ilhas e o mais legal é que você pode achar algumas completamente desertas!


Por esse motivo nós preferimos Coron, pois as ilhas são tão bonitas quanto, tem "menos" turistas que El Nido e também é mais barato.


Para ver o roteiro de Coron clique aqui.


No próximo post iremos dar continuidade no roteiro dessa viagem, próxima parada: CEBU !!!


A gente se vê no próximo rolê!



3.619 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page